"Olá meninas, sejam bem vindas ao blog CACHOSXCACHOS fiquem avontade em ler todas as materia q foram escolidas especialmente para vocês, num esqueçam de votar na nossa enquete, e de deixar um comentario dizendo o que você achou do nosso blog...bjinhos!!!"

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Truques para os cachos eliminar o sulfato da nossa vida

Cachos são tudo de bom: versáteis, únicos, charmosos… Um verdadeiro complemento para o look! Mas, infelizmente, ainda é difícil ver um cabelo cacheado bem tratado… Isso porque a moda quase sempre foi o liso – apenas alguns surtos na história nos lembravam o quanto os cachos podem ser bonitos! E, assim como a moda, a indústria dos cosméticos não priorizava esse tipo de fio, o que dificultava demais a vida das cacheadas. Porém, os tempos são outros e os cabelos cacheados firmaram as raízes (heheh) em 2010 para nunca mais sair! Vida longa aos cachos! Decidi então, diante dessa revolução, fazer um dossiê que vai desde o corte até a maneira de dormir (?) para cachos lindos, sempre!

Corte

Um bom corte é essencial para um elemento muito importante nos cabelos cacheados: o caimento. Para se ter uma idéia, o corte pode reduzir ou valorizar o volume e até estimular a definição dos cachos. Um corte bem feito deve ser executado com a pessoa em pé e de cabelos secos, já que os cabelos cacheados mudam muito depois que secam.

Lavagem

Achar um xampu ideal para cabelos cacheados ainda é uma verdadeira epopéia. Isso acontece porque há substâncias detergentes na maioria dos xampus, que tiram a oleosidade natural do cabelo. E nos cachos essa oleosidade é essencial para manter a hidratação, já que eles são naturalmente ressecados. A dica é sempre usar xampu sem sal e evitar os que contenham sulfato. Ainda é muito difícil encontrar xampus livres dessa substância, mas dá pra evitar. Sempre ler os rótulos é uma maneira de ficar atenta – o sulfato vem com o nome de lauril sulfato ou lauryl sufate. Outro truque é prestar atenção no volume de espuma que o xampu produz, porque o sulfato é diretamente ligado à formação de espuma, ou seja, quanto mais espuma maior a quantidade do ingrediente. Outra dica é usar xampus infantis, que possuem uma quantidade menor de sulfato na composição.

Hidratação

Essa é a chave para cabelos bem tratados, sejam eles cacheados ou não! O ideal é hidratar semanalmente os fios, mas na verdade é o seu cabelo que vai dizer o quanto ele precisa ser hidratado. Procure usar máscaras que contenham ingredientes como a manteiga de karité, a proteína do leite, o murumu, a aloe Vera, o abacate e o cacau, que são ultra-hidratantes – evite apenas os silicones insolúveis que entopem os fios e os enfraquecem. Usar um xampu anti-resíduos antes da hidratação potencializa o efeito da máscara, assim como uma massagem relaxante no comprimento do fio.

Leave-in

Indispensável para as cacheadas, porque além de controlar o volume e definir os cachos, também é uma maneira de manter a hidratação e de proteger os fios dos agentes externos, como a poluição. Na escolha do leave-in, a estrutura do fio deve ser levada em conta para não pesar ou armar. Para cabelos finos, os cremes mais fluidos evitam o efeito pesado e sujo e nos mais grossos um creme mais encorpado controla o volume. Alguns produtos complementam o leave-in, como as pomadas, que modelam e os mousses, que estruturam os cachos sem pesar.

Secagem

Secar corretamente o cabelo cacheado é garantir a definição dos cachos. Os três tipos mais conhecidos de secagem são:
Ao natural, que preserva o fio, mas não estimula a definição. Uma dica é evitar mexer no cabelo enquanto ele estiver secando, mas quando ele estiver apenas úmido, “amassar” os fios com os dedos;
Com difusor (estrutura que encaixa no secador!), que resseca um pouco, mas dá volume e uma definição incrível. Para driblar o ressecado, um protetor termo ativo (aqueles usados antes da chapinha, sabe?) faz o trabalho. E usar o difusor com a cabeça abaixada potencializa o efeito glamour! Veja nas fotos o cabelo da minha irmã (Mariah em seus 15 minutos de fama!) secado com difusor e naturalmente. A diferença é enorme, né?;
O plopping, que também preserva o fio e define muito os cachos! É uma técnica de secagem onde se usa uma toalha ou um pano delicado para fazer um turbante e depois de 20 minutos ou mais, soltá-lo – dá pra aprender assistindo a alguns videosno Youtube!

Manutenção do dia-a-dia

Lavou, passou aquele leave-in, secou com difusor e saiu linda de casa, mas na primeira esquina bate um vento maldito que aciona o frizz! Que desgraça, hahaha! Mas é por isso que cacheada prevenida vale por duas cacheadas! Lançar mão de truques personalizados é importantíssimo. Para manter os cachos firmes no lugar o dia inteiro, vale usar, depois do leave-in, um gel e quando o cabelo já estiver seco amassar os cachos com as mãos para tirar aquele efeito durinho. O hairspray também dá esse efeito, porém não controla o volume – é uma ótima pedida para quem não tem volume (ou que gosta dele), mas precisa controlar o frizz e manter a definição dos cachos. E para dar uma revitalizada no cabelo durante o dia, um spray de lavanda é ideal. Para fazer o seu, é simples: Num borrifador, misture óleo essencial de lavanda (quantas gotas achar necessário, são recomendadas 5 gotas, eu coloco 25 e fica ótimo, hehehe…)e água filtrada – use quantas vezes quiser durante o dia. E a (quase) regra chata de que cabelo cacheado depois de uma noite dormida precisa ser molhado pode ser driblada com um rabo de cavalo bem alto colocado para frente.
Cabelo cacheado requer dedicação e cuidado – é quase um filho! – mas nada como desfilar cachos lindos! Conheça melhor os seus, leia mais os rótulos dos seus produtos e viva os cachos!

fonte: http://www.chatadegalocha.com/2010/05/dossie-cabelos-cacheados/

Um comentário:

  1. Serto, estou lendo pela primeira vez o seu blog, muito legal, será que vc pode me ajudar. Bom uso amônia desde pequena nos meus cabelos pra controlar o volume, e a um ano encontrei uma cabeleireira que detonou os meus cachos com uma calterização que naverdade fez sumir os meus cachos. Agora Estou com um cabelo curto com mais de 04 dedos de raiz crescida estou em duvida se vouto a passr alizate, não quero mas se for o geito. se vc tiver algum produto que abaixe o volume dos meus cabelos pra indicar ficarei grata. áhh eles são crespos mesmo


    Atc Juliana Parauapebas - Pa

    ResponderExcluir

Deixe seu comentario!